Faculdade

Eventos

Ciclo de seminários Tesouros em Pergaminho, Museu Calouste Gulbenkian | Próximo dia 20 Setembro | Horácio Peixeiro

Qui, 2018-01-18 (Todo dia) - Dom, 2018-09-30 (Todo dia)
Tipo(s) de Evento:
Local do Evento:
Outro
Localização específica:
Museu Calouste Gulbenkian | Coleção do Fundador - Sala do Setor Educativo

O Ciclo de Seminários A Coleção de manuscritos iluminados ocidentais de Calouste Sarkis Gulbenkian, iniciado a 18 de Janeiro, decorrerá até 20 de Setembro. Organizado pelo Museu Calouste Gulbenkian e o Instituto de Estudos Medievais, unidade de investigação parceira do DCR, dará a conhecer a excelência dos códices e fragmentos reunidos pelo coleccionador. A fechar o ciclo uma mesa redonda dedicada ao restauro a que muitos destes manuscritos foram sujeitos, após as inundações de 1967.

Gradual e Sacramentário de Admont

Horácio Peixeiro

Quinta-feira, 20 Setembro, 17:00

O LA222, conhecido por Gradual de Admont, é um códice complexo, executado para o mosteiro beneditino austríaco donde lhe vem o nome, cerca do terceiro quartel do século XIII, provavelmente por um seguidor do mestre paduano Giovanni Gaibana. A primeira parte contém o gradual, seguindo-se o sacramentário que abre com o Cânon da missa. Esta obra, com muitos motivos de interesse, nomeadamente a notação musical do gradual, reveste-se dum extraordinário esplendor pela abundância e riqueza ornamental e iconográfica e pelo apuro técnico reflexo da escola veneziano-paduana. É especialmente significativo o conjunto de iluminuras a abrir o sacramentário que nos remetem para a tradição mais antiga de ornamentação do Cânon sobre o qual nos debruçaremos com especial atenção.