Faculdade

Ensino

Erasmus

 

Gabinete Apoio à Mobilidade (FCT/UNL)

 

Coordenador Erasmus no DCR

Susana França de Sá

 

 

O que dizem os nossos estudantes Erasmus? 

 

Gabriel Oliveira | Fui estudante do programa Erasmus+ Estudos em 2020 na Universidad politécnica de Valencia, Espanha. Na minha experiência o que mais me marcou sem dúvida que foi o bom ambiente que senti tanto na faculdade como na cidade. Participar neste programa permitiu-me principalmente ultrapassar as barreiras da língua que foram fundamentais para a comunicação e diálogo com outros proficionais e estudantes da área de conservação e restauro para assim adquirir novos conhecimentos em novos e diferentes ramos da nossa profissão.
Ana Tourais Fui estudante do programa Erasmus+ Estágio em 2020/21 no Rita Udina Studio Restauració d’obra gràfica e libres em Barcelona e na Redbone Bindery em Groningen. O que mais gostei foi a possibilidade de aprender mais sobre a minha área profissional e desenvolver as minhas capacidades técnicas, mas também conhecer novas cidades, pessoas e culturas e ultrapassar os desafios de viver sozinha em países estrangeiros!
Catarina Pires Fui estudante do programa Erasmus+ Estágio no ano letivo 2021/2022 na Cultural Heritage Agency of the Netherlands (RCE), em Amesterdão. Durante o estágio, integrei uma equipa multidisciplinar de investigação a nível do património cultural, com a qual adquiri extenso conhecimento e experiência valiosa na área que quero seguir – investigação em pintura moderna e contemporânea. O estágio Erasmus teve, também, um papel muito importante para que fosse selecionada para um programa de doutoramento na Universidade de Amesterdão, do qual faço, atualmente, parte.
Joana Tomás Ferreira | Fui estudante do programa Erasmus+ Estágio em 2021 na Universidade de Glasgow, na Escócia. O que mais gostei foi a possibilidade de trabalhar com profissionais de várias áreas e em diferentes contextos (académico, museológico e de arquivo), o que me permitiu ganhar confiança no meu trabalho e capacidade de resolução de novos problemas. Participar neste programa foi também muito enriquecedor a nível pessoal, por ter sido a minha primeira experiência a viver em total autonomia. 
João Vidal | Fui estudante do programa Erasmus+ Estudos em 2021/2022, na Università degli Studi di Urbino Carlo Bo em Urbino, Itália. Participar neste programa permitiu-me um grande crescimento quer a nível pessoal, quer a nível profissional, que me ajudou a ter uma melhor perspectiva prática da área e onde me irei especializar.
Serena Morrocchesi e Elisa Gualini | The Erasmus experience was an excellent opportunity to learn and understand how our future job is taught in a different university, as our degree is a relatively new one. This experience allowed us to understand the approach to Restoration and Conservation in Portugal. Thanks to this experience we developed new useful skills for our future job. Definitely what we appreciated most was the large amount of time given to the practical activities, which allowed a better understanding of the theoretical part. Despite some difficulties related to the language, all the professors were available to clarify our doubts.  All these aspects made the Erasmus experience at NOVA FCT absolutely positive. Incoming students for Erasmus+ Study in 2022-2023