Departamento de Conservação e Restauro

Departamento

O Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa tem como missão o ensino e a investigação que contribua para uma melhor conservação e usufruto do património, nomeadamente da valiosa e quase milenar herança cultural portuguesa, que urge preservar para as gerações futuras.

Laboratórios e oficinas devidamente equipados permitem investigação e inovação em ciências da conservação e  suas aplicações a uma pratica de conservação e restauro de qualidade. Uma rede de colaborações nacionais e internacionais possibilita o desenvolvimento de projectos estimulantes, com reconhecido mérito, bem como a criação de oportunidades únicas para estágios de mestrado e saídas profissionais.

O DCR acredita que a paixão pela investigação e o entusiasmo pela conservação e restauro do património devem ser partilhados com os seus alunos. Assim, na 1ª semana os novos alunos são recebidos pelo professor que os acompanhar pelo seu percurso no DCR e logo no 1ºsemestre os alunos serão convidados a integrar um laboratório/atelier e a sua equipa para participar nas actividades do dia-a-dia, bem como nos projectos inovadores em curso. Irão formular novas ideias, saber como adquirir e processar novos dados, desafiar/questionar as fronteiras do senso comum, descobrir coisas nunca antes pensadas e aplicá-las para melhor conservar, restaurar e apreciar as obras de arte!