Mestrado em Património Industrial e Científico

Mestrado em Património Industrial e Científico

Entrou em funcionamento no ano lectivo de 2024/2025. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Objetivos

O objetivo do ciclo de estudos é criar competências integradas nas áreas das ciências sociais e humanidades, das ciências de conservação e restauro e da engenharia física para compreender e agir sobre o património industrial e científico. O curso congrega e integra múltiplas valências provenientes do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, do Departamento de Conservação e Restauro e do Departamento de Física, reunindo sinergias singulares, mas complementares, que permitirão aos alunos uma formação única, com um currículo inovador e a possibilidade de elaborar teses de mestrado que combinem saberes numa perspetiva interdisciplinar.

Este programa dotará as alunos provenientes de áreas diferentes de conhecimentos consistentes e atualizados sobre o património industrial e científico, bem como de competências técnicas e científicas ajustadas ao contexto académico e profissional. Os estudantes deverão no final do ciclo de estudos:

• Promover conhecimento de enquadramento teórico e de intervenção no património industrial, na cultura tecnológica e científica, na identidade e memória, na museologia, na conservação e restauro;
  • Desenvolver competências de análise crítica nas áreas da museologia e do património científico e tecnológico e o seu relacionamento com o contexto histórico e a sociedade contemporânea;
  • Adquirir competências de investigação científica e de aplicação de conhecimentos nos domínios da preservação e gestão de património industrial e científico;
  • Resolver problemas complexos, fazendo uso de uma matriz teórico-experimental interdisciplinar

Mais informação sobre prazos e propinas, disponível aqui

PLANO CURRICULAR

Saídas profissionais

No plano do mercado de emprego, o mestre em Património Industrial e Científico estará capacitado para gerir o património industrial e científico e perspetivar as identidades culturais e patrimoniais através da preservação da cultura material e imaterial, o que requer dialogar com os vários stakeholders, dos organismos do estado aos produtores e consumidores de cultura, instituições privadas, museus, fundações e associações. A presente formação permite desenvolver competências fundamentais na gestão de património em organismos da administração central e local, em curadoria em artes, ciência, tecnologia e património industrial, em conservação e reabilitação do património industrial e científico, em comunicação e turismo industrial em investigação e política científica, cultural, industrial e patrimonial.

Condições de acesso

Vagas:

20 (a confirmar)

Regras de acesso:

1. Titulares do grau de licenciatura do 1º ciclo ou equivalente legal
  2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo; ou
  3. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciatura pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia; ou
  4. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pelo Conselho Científico da Faculdade de Ciências e Tecnologia.

Coordenadora do curso:

Professora Doutora Paula Urze