Departamento de Conservação e Restauro

Projectos

Projectos Financiados

 

New Approaches in the Conservation of Contemporary Art (NACCA)

Este projecto envolve diversos parceiros europeus, entre Universidades e Museus, tendo como objectivo principal a criação de uma nova geração de profissionais equipados para responder aos desafios e necessidades do património artístico contemporâneo, que se encontra em risco de não chegar a gerações futuras.

O programa está dividido em 15 sub-projectos, sendo o DCR responsável  pela investigação subordinada ao tema: “Conservadores e Curadores de arte Contemporânea: Práticas, Colaboração, Formação e Ética".

Coordenação: Renée van de Vall, Universidade de Maastricht

Instituições participantes: Holanda:  Maastricht  University e University of Amsterdam; Reino Unido: Glasgow University e Tate London; Portugal: Universidade Nova de Lisboa e Universidade do Porto (FBA); Alemanha: Cologne University of Applied Sciences; Itália: University of Roma III, MUDEC (Museu da Cultura de Milão); Polónia: Academy of Fine Arts Warsaw

Membros da equipa: Rita Macedo (DCR)

Financiamento: Marie Curie ETN-ITN - EU Project 642892 – NACCA (2015-2019) / União Europeia  - Programa H2020

 


 

CleanART - Innovative green methodology to clean fungal stains from paper documents and artworks

Books, prints, drawings, watercolours, engravings as well as all other works of art based on paper are very susceptible to fungal biodeterioration processes due to their organic composition and hygroscopicity. Biodeterioration caused by mould is a major problem that affects paper based collections in museum, archives and libraries all over the world. [mais]

Coordenação: Maria Filomena Macedo Dinis (FCT-UNL; VICARTE)

Unidades de Investigação: VICARTE; CFE/FCT/UC; UCIBIO

Instituições participantes: NOVA.ID.FCT; FCT-UNL; Fundação D. Luís I (FCL); UL; UC

Membros da equipa: António Manuel Santos Carriço Portugal (UC); Ana Cannas (DGLAB); Catarina Alfaro (FCL); Conceição Casanova (UL); Daniela Melo (FCT-UNL); Hugo Carvalho (UC); Maria Helena Casimiro (C2TN-UL; Marta C. Corvo (FCT-UNL); Nuno Mesquita (UC); Paula Aparício (FDL); Sílvia Sequeira (FCT-UNL); Tiago Paiva (FCT-UNL)

Financiamento: PTDC/EPH-PAT/0224/2014


 

Colour in medieval illuminated manuscripts: between beauty and meaning
Os manuscritos iluminados medievais encontram-se entre os objectos artísticos mais valiosos da herança cultural europeia. Os códices portugueses datam da formação de Portugal como reino e são testemunho das ideias, religião e política medievais, beleza e significado da cor na iluminura medieval portuguesa. [mais]

paleta medieval

Coordenação: Maria João Melo (Requimte e DCR-FCT-UNL) e Maria Adelaide Miranda (IEM, IHA e FCSH-UNL)

Instituições participantes: BNP, BPMP, CITI, FCT-UNL, FCSH-UNL, FF-UP, DGARQ-TT, IBET, ICETA, IEM, IHA, IICT, Requimte e Vicarte

Membros da equipa: Ana Matias (IBET), Ana Lemos (IEM e FCSH-UNL), Teresa Serra (IBET), Catarina Miguel (Requimte e DCR-FCT-UNL), Inês Correia (IEM e FCSH-UNL), João A. Lopes (ICETA e FF-UP), Conceição Casanova (IICT e DCR-FCT-UNL), Nuno Correia (CITI e DI-FCT-UNL), Teresa Romão (CITI e DI-FCT-UNL), Solange Muralha (Vicarte), Rita Castro (DCR-FCT-UNL)

Financiamento: PTDC/EAT-EAT/104930/2008


 

Descobrindo os segredos das Moléculas com Cor e História: da antiguidade aos tempos modernos - Um estudo (foto)químico
Serão investigadas, a fotoquímica e fotofísica de algumas famílias dos mais importantes corantes naturais e sintéticos utilizados em obras de arte ou de interesse histórico e cultural. [mais]

CorantesHistoricos.jpg

Coordenação: João Sérgio Seixas de Melo (DQ/UC)

Instituições/Centros participantes: CQ-FCT/UC, CQE-IST/UTL, ICETA-Porto/UP, Requimte-FCT/UNL

Membros da equipa: Ana Isabel Pereira, Jorge Parola, Hugh Burrows, João Lopes, Maria da Conceição Oliveira, Maria João Melo, Marta Pineiro, Micaela Sousa, Yoann Leydet, Ana Teresa Marques, Catarina Coelho, Raquel Rondão, Susana Takato

Financiamento: PTDC/QUI-QUI/099388/2008


 

Crossing borders: História, Materiais e Técnicas na Pintura Portuguesa do Romantismo, Naturalismo e Modernismo: 1850-1918
Propomo-nos desenvolver uma investigação de carácter interdisciplinar, promovendo a colaboração entre disciplinas das áreas da ciência e da arte. A investigação centrar-se-á na prática artística de mestres portugueses, abarcando os movimentos artísticos do Romantismo, Naturalismo e Modernismo. [mais]

CrossingBorders.jpg

Coordenação: Maria João Melo (NDCR-FCT/UNL), Márcia Vilarigues (NDCR-FCT/UNL) e Raquel Henriques da Silva (DHA/FCSH)

Instituições/Centros participantes: Requimte, VICARTE e CITI FCT/UNL; IHA-FCSH/UNL; CAM, Casa Museu Anastácio Gonçalves, Museu do Chiado-Museu Nacional de Arte Contemporânea.

Membros da equipa: Ana Margarida Silva, Ângela Ferraz, Cristina Montagner, Diogo Sanches, Inês Santos, José Alberto Ribeiro, Leslie Carlyle, Margarida Elias, Adelaide Ginga, Maria de Aires Silveira, Maria Helena de Freitas, Marta Félix, Nuno Correia, Rita Macedo, Rui Jesus, Vanessa Otero.

Financiamento: PTDC/EAT-EAT/113612/2009.


 

Documentação de Arte Contemporânea
No que respeita a definição de boas práticas, a discussão internacional da última década é consensual em reconhecer a documentação (inspirada nas metodologias da história da arte, da antropologia e da conservação), como a estratégia mais apropriada e eficiente para algumas colecções de arte contemporânea constituídas por obras que impliquem : a) materiais frequentemente perecíveis b) diversos componentes c) uma relação específica com o espaço que ocupam d) um ênfase no conceito e não no objecto e) recurso a tecnologias como o filme, o vídeo e outros media baseados no tempo. [mais]

Totale_Hase.jpg

 

Coordenação: Lúcia Almeida Matos (FBAUP) e Rita Macedo (NDCR-FCT/UNL)

Instituições participantes: FBAUP, FCT-UNL, FCSH-UNL, Culturgest, CAMJAP, Museu de Serralves, Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporaneo (MEIAC).

Membros da equipa: Lúcia Almeida Matos, Rita Macedo, Ana Luísa Barão, Ana Vasconcelos e Melo, Andreia Magalhães Correia, António Rocha, Isabel Corte Real, Laura Castro, Maria Cristina Oliveira, Maria de Jesús Ávila, Maria Raquel Henriques da Silva, Susana França de Sá, Susana Felix Marques.

Financiamento: PTDC/EAT-MUS/114438/2009.

Outros Projectos

Tintas vinílicas em obras de arte: caracterização, fotoquímica, durabilidade e conservação

Coordenação: Maria João Melo (DCR-FCT/UNL)

Instituições/Centros participantes: Requimte, Getty Conservation Institute, Museu do Chiado - Museu Nacional de Arte Contemporânea, CAM, Culturgest; Museu Colecção Berardo; CCB Requimte-Porto/UP.

Membros da equipa: Ana Isabel Pereira, Ana Maria Ramos, Joana Lia Ferreira, María Jesús Ávila, Peter Eaton, Tom Learner, Stephan Schäfer.


 

O vidro português e o vidro em Portugal
Este projecto visa a valorização do património de colecções de objectos de vidro e vitral em Portugal das épocas medieval e pós-medieval. Para além da informação documental, muito pouco se sabe sobre os centros de fabrico nacionais anteriores ao séc. XVIII, apesar de entre os materiais arqueológicos existirem objectos que podem ser atribuídos a uma produção local. [mais]

Coordenação: Márcia Vilarigues (DCR-FCT/UNL,Vicarte)

Instituições participantes: DCR-FCT/UNL, ITN, Vicarte, Requimte, IMC, IGESPAR

Membros da equipa: António Pires de Matos, Teresa Medici, Pedro Redol, Augusta Lima, Filipa Lopes, Carlos Queiroz, Filomena Macedo, Matthilda Larsson, Mário Cruz, Rui Silva, Luís Cerqueira, Victorio Corregidor, Helena Catarino, Alexandre Pais