Mestrado em Conservação e Restauro

Mestrado em Conservação e Restauro

Entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).

Objetivos

O Mestre em Conservação e Restauro é um profissional com conhecimento, ferramentas, treino e entendimento necessários para atuar de forma autónoma no domínio da preservação do património cultural em benefício das gerações presentes e futuras.
A competência para levar a cabo uma intervenção de Restauro implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caracterizar o estado de alteração e patologias da Obra como propor as medidas de intervenção, preventiva ou curativa, mais correctas. O cruzamento entre a prática da Conservação e Restauro, as Ciências da Conservação e as Ciências Sociais e Humanas, assume particular relevo na formação dessa atitude crítica. Contamos com um corpo docente com formação multidisciplinar e complementar, o que torna este mestrado altamente competitivo tanto a nível nacional como internacional.
Ao longo da sua formação de carácter multi e transdisciplinar, em particular o Estágio ou Dissertação final, o aluno de Mestrado em Conservação e Restauro irá adquirir capacidades de trabalho em diálogo com as mais diversas áreas do conhecimento. O profissional formado na FCT NOVA saberá inovar, atualizar-se em permanência e competir a nível internacional.

Mais informação sobre prazos e propinas, disponível aqui

PLANO CURRICULAR

Saídas profissionais

• Cultura: museus nacionais, regionais e municipais; palácios e monumentos; bibliotecas e arquivos; colecionadores privados; fundações e associações.
  • Empresas de serviços - área do Património Cultural: Conservação e Restauro de Bens Culturais; análise e autenticação de obras de arte; consultoria.
  • Administração central regional e local: autarquias; Conservação e Restauro de obras de arte pública; colecções municipais; organismos do Estado na área da cultura.
  • Construção e obras públicas: Conservação e Restauro de Património integrado no edificado.
  • Criação do próprio emprego através de pequenas ou médias empresas dedicadas a actividades relacionadas com a Conservação e Valorização do Património Cultural.
  • Investigação e desenvolvimento; inovação tecnológica.

Condições de acesso

Vagas:

20 (a confirmar)

Regras de acesso:

1. Titulares de grau de licenciado, que possuam um número mínimo de 80 créditos nas áreas da Conservação (CONS) e Ciências da Conservação (CCONS) (CONS + CCONS = 80 ECTS) e 20 créditos na área das Ciências Humanas e Sociais (20 ECTS).

2. Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Conservação, pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da FCT/UNL.

3. Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade pela realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da FCT/UNL.

(Para casos específicos existe a possibilidade de realização de um Ano Preparatório)

Critérios de seriação:

1. Em regra, os alunos serão seriados pela  classificação académica obtida no primeiro ciclo;
  2. em caso de empate, efectua-se uma segunda seriação, tendo em conta o número de anos que o aluno levou a concluir o 1º ciclo;
  3. por fim, se ainda for necessário para desempate, será considerada a idade do candidato.

Coordenadora do curso:

Professora Joana Lia Ferreira