Entrou em funcionamento no ano lectivo de 2006/2007. O número mínimo de créditos para a obtenção do grau é de 120 (2 anos).
O Mestre em Conservação e Restauro terá autonomia para aplicar os fundamentos da Conservação Preventiva, bem como para exercer intervenção curativa sobre a Obra, ou seja, para Restaurar.
A competência para levar a cabo uma intervenção de Restauro implica uma atitude crítica e um diagnóstico profundo que permitirá não só caracterizar o estado de alteração e patologias da Obra como propor as medidas de intervenção, preventiva ou curativa, mais correctas. Assumem particular relevo na formação dessa atitude crítica, a história e técnicas de produção artística e os métodos de exame e análise em Arte e Arqueologia.
No estágio final, de duração anual, o aluno construirá a sua área de especialização. No estágio, os estudantes são preparados para os problemas abertos e ambíguos que serão o quotidiano na sua vida profissional futura, bem como para o “stress” do trabalho diário numa economia de mercado, muito competitiva.
O profissional formado saberá inovar, actualizar-se em permanência e competir a nível internacional.
PLANO CURRICULAR (PERCURSO CONSERVAÇÃO E RESTAURO)
Diurno
Estudantes nacionais (já inscritos em 2019/20): 1063,47 €/anual
Estudantes nacionais (ingresso em 2020/21): 1250 €/anual
1ª Fase: 1 de maio a 24 de julho
2ª Fase: 26 de agosto a 25 de setembro 2020
Vagas para 2020/2021:
20
Regras de acesso:
Titulares de grau de licenciado, que possuam um número mínimo de 80 créditos nas áreas da Conservação (CONS) e Ciências da Conservação (CCONS) (CONS + CCONS = 80 ECTS) e 20 créditos na área das Ciências Humanas e Sociais (20 ECTS).
Titulares de um grau académico superior estrangeiro que seja reconhecido como satisfazendo os objectivos do grau de licenciado em Conservação, pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da FCT/UNL.
Detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que seja reconhecido como atestando capacidade pela realização deste ciclo de estudos pelo Conselho de Departamento de Conservação e Restauro e pelo Conselho Científico da FCT/UNL.
(Para casos específicos existe a possibilidade de realização de um Ano Preparatório)
Critérios de seriação:
Coordenadora do curso:
Professora Joana Lia Ferreira