Faculdade

Eventos

SEMINÁRIO | A imagética do Soldado Português | 20 NOV 14h30-16h30 | Auditório da Biblioteca

Ter, 2018-11-20 14:30 - 17:00
Tipo(s) de Evento: 
Seminário
Organizador: 
Agnès Le Gac DCR FCT NOVA | FCT FABLAB | FCT NOVA
Local do Evento: 
Biblioteca
Localização específica: 
Auditório

 

O projecto IMAGO 2018 lida com uma perda: a da maqueta, outrora em barro, da figura icónica do Combatente da Grande Guerra, idealizada pelo escultor Maximiano Alves (1888-1954) em 1932, hoje desaparecida.

Em colaboração com o FCT FABLAB, reproduzimos este bem patrimonial por modelação e impressão 3D, com base em fontes históricas e escultóricas fidedignas.

A reconstituição desta maquete desencadeou uma série de reflexões, tanto de foro metodológico, como material e técnico e também de conservação, tendo aquele artefacto integrado a exposição temporária «Recordar o Soldado Português», patente no Museu Militar de Lisboa até 27 de Janeiro de 2019.

O Seminário «A imagética do Soldado Português», que se integra nas Comemorações do Centenário da Primeira Guerra Mundial e nas actividades do Ano Europeu do Património Cultural 2018, com a missão de divulgar o conhecimento e o património junto dos mais variados públicos, pretende partilhar estas reflexões com o público em geral através de um programa de 4 palestras.

As palestras são de acesso livre.

Saiba mais sobre o seminário aqui.

Documentação sobre o Projecto IMAGO 2018 aqui.

E saiba mais sobre a exposição «Recordar o Soldado Português».