Destaques

O DCR tem como missão o ensino e a investigação para uma melhor conservação e usufruto do património para gerações futuras. Visite-nos para ficar a saber mais 

 

Para esta rubrica, desta vez chamamos a vossa atenção para Bruna Pereira de Oliveira, conservadora restauradora de pedra. Já coordenou a requalificação do Convento de Jesus em Setúbal e o seu mais recente projecto é a Faz Parte.

Incursão pela cerâmica e materiais de pintura para cerâmica no âmbito do projecto CERAMICIST, uma colaboração entre o Palácio Nacional da Ajuda, a Universidade NOVA de Lisboa (CenimatDCR e Vicarte) e a Universidade de Évora (Laboratório HERCULES)

A Exposição Plasticidade no Museu de Leiria, depois do "Dibner Award Prize for Excellence in Museum Exhibits (2019)", foi agora premiada pela Associação Portuguesa de Museologia, incluindo uma "Menção honrosa em intervenção de Conservação e Restauro para Plasticidade"

Trabalho de investigação de uma equipa do DCR é capa do jornal Público. Que histórias nos contam peças de cerâmica, madeira e mármore do Convento dos Capuchos, em Sintra? Antes da sua intervenção, a equipa investigou-as e atribuiu-lhes uma data – ou melhor, um século. Veja a notícia completa aqui

O trabalho foi desenvolvido no DCR e na VICARTE pela doutoranda Ângela Santos na sua tese de mestrado, orientada pela Prof. Márcia Vilarigues. O artigo foi publicado na revista Studies in Conservation, uma das principais revistas da área, e foi um dos selecionados para fazer parte da capa do volume

Eventos

Investigação

Vidro e Cerâmica para as Artes
Vidro e Cerâmica para as Artes

VICARTE promove a transdisciplinaridade aplicada aos materiais vidro e cerâmica. A investigação une o presente e o passado, através do desenvolvimento de novos materiais para arte contemporânea, pelo estudo das práticas de produção históricas e pela exploração de diferentes conceitos estéticos em arte.

Classificação de Excelente pela FCT-MCTES

Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias Limpas e Processos
Laboratório Associado para a Química Verde - Tecnologias Limpas e Processos

A missão do REQUIMTE visa cooperar de forma contínua, competente e eficiente para alcançar um desenvolvimento sustentável através da promoção de novas tecnologias que procurem reduzir ou mesmo eliminar substâncias indesejáveis na conceção, produção e utilização de produtos químicos.

Classificação de Excelente pela FCT-MCTES

Instituto de História da Arte
Instituto de História da Arte

No IHA tem sido privilegiada uma orientação multidisciplinar, a fim de promover uma abordagem mais complexa e abrangente da produção da História da Arte, incluindo os campos da Teoria da Arte, Estudos de Museus e Conservação, e Património. Inclui ainda a linha de investigação Estudos de Arte Contemporânea.

Instituto de Estudos Medievais
Instituto de Estudos Medievais

O IEM beneficia de uma herança prestigiada, associada aos seus fundadores José Mattoso e Luís Krus. Dedicado aos Estudos Medievais, incluindo a Arqueologia, a História, a História de Arte, a História da Música e a Literatura, adquire uma abrangência metodológica e uma inter e multidisciplinaridade.

Classificação de Excelente pela FCT-MCTES

Conheça o DCR

O Departamento de Conservação e Restauro tem como missão o ensino e a investigação em conservação, em particular, da herança cultural portuguesa, que urge preservar para as gerações futuras.
Laboratórios e oficinas bem equipados permitem investigação de qualidade em conservação e restauro.
O DCR acredita que a paixão pela investigação e o entusiasmo pela conservação e restauro do património devem ser partilhados com os seus estudantes; levando-os a questionar as fronteiras do senso comum e a partir à descoberta, para melhor conservar, restaurar e apreciar as obras de arte!