04-12-2024
No passado dia 29 de novembro, foi inaugurada a exposição “AQUI HÁ VIDRO” no Ecomuseu Municipal do Seixal – Extensão da Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços. Este evento marca um momento significativo na valorização do património vidreiro português, apresentando a história e os objetos da extinta Fábrica de Vidros das Gaivotas, um ícone da indústria vidreira que operou por mais de um século na baixa lisboeta.
A exposição é fruto da parceria entre a UI&D VICARTE, o Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa (coordenação da Profª Inês Coutinho), e o Ecomuseu do Seixal (com a colaboração dos técnicos superiores Graça Filipe e José Carlos Henrique). Este trabalho conjunto reforça o compromisso com a valorização, estudo e divulgação do património cultural.
O evento contou com a presença do Diretor da NOVA FCT, Prof. José Júlio Alferes, do Presidente do DCR, Prof. João Pedro Veiga, da equipa do Ecomuseu do Seixal, bem como de investigadores da VICARTE, membros da Câmara Municipal do Seixal e diversos visitantes.
A coleção, composta por documentos e objetos de grande relevância histórica, está atualmente em depósito na Fábrica de Pólvora de Vale de Milhaços, e agora disponível para apreciação pública através desta exposição, que homenageia a rica tradição vidreira de Portugal.
Esta exposição celebra não apenas a arte e a história do vidro português, mas também o esforço coletivo na salvaguarda do nosso património cultural.
Fotografia: Mauro Hilário