Responsável: Inês Coutinho
Missão:
O Laboratório de Cerâmica e Vidro tem como principal missão a formação avançada de alunos no diagnóstico e na intervenção de objectos cerâmicos e de vidro. Compreende-se como parte desta missão os estudos de caracterização destes materiais, com ênfase na utilização de técnicas analíticas não-invasivas, o desenvolvimento de novos materiais e novas metodologias tanto analíticas como de intervenção, para melhor compreendermos os mecanismos de degradação dos materiais cerâmicos e vítreos e melhor definirmos estratégias de intervenção no património. Tanto ao nível da formação avançada, como ao nível da investigação, o trabalho desenvolvido neste laboratório tem como missão servir a comunidade na salvaguarda do património cultural e artístico, criando protocolos de colaboração com instituições museológicas, câmaras municipais, entre outros, integrando equipas multidisciplinares e projectos de investigação.
Grandes áreas de actividade:
Desenvolvimento e aplicação de técnicas inovadoras nas intervenções de conservação e restauro
Estudos dos mecanismos de degradação de materiais cerâmicos e vidros.
Estudos de Arqueometria de Vidros encontrados em Portugal e noutros contextos Europeus;
Estudos de Arqueometria de Cerâmicas com ênfase nos Azulejos encontrados em Portugal;
Estudos das técnicas históricas de produção de matérias cerâmicos e vidros – Reconstruções históricas;
Estudo e caracterização de materiais aplicados à Conservação e Restauro de Cerâmica e Vidro;
Temas desenvolvidos em dissertações:
Teses de PhD e MSC com projectos enquadrados nos estudos de arqueometria de vidros encontrados em território nacional. Focam-se as técnicas de produção dos objectos bem como as suas técnicas decorativas e abrangem-se diversas cronologias. Compreendem-se aqui os estudos de receituários e respectivas reproduções de vidros.
Teses de MSC com projectos enquadrados no estudo e caracterização de materiais utilizados na conservação e restauro de cerâmicos e vidro. Estudos de envelhecimento de materiais utilizados em conservação e restauro. Desenvolvimento e implementação de novas técnicas de conservação e restauro em cerâmica e vidro (recurso a modelação e impressão 3D, por exemplo).
Acordos e parcerias:
CAL (Centro de Arqueologia de Lisboa)
Ecomuseu do Seixal
Tróia Resorts
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha
Museu Nacional do Azulejo
Museu Nacional de Arte Antiga
Convento de Jesus em Setúbal
Palácio Nacional da Ajuda