Laboratórios

Documentação para a preservação de arte contemporânea (DPAC)

Lab. 206b - Piso 1, Edifício Departamental

Responsável: Rita Macedo

Missão:

A missão do LabDPAC é investigar a relação entre o património material e os valores atribuídos ao mesmo, importante para a sobrevivência de obras de arte complexas. Para o efeito, a sua função principal é a de produzir documentação, com vista ao preenchimento de lacunas na documentação escrita, com recurso às metodologias da história oral. Após validação, esta documentação permitirá a preservação de obras e ou exposições de arte contemporânea e, em alguns casos, o restauro da experiência das mesmas.

Grandes áreas de actividade:

• Inventariação e estudo de documentação escrita e materiais constituintes de obras de arte e/ou exposições;
  • Preenchimento de lacunas nesta documentação, através da produção de documentação com base nas técnicas da história oral;
  • Biografia de obras;
  • Digitalização de texto e imagem;
  • Realização de esquemas de obras complexas;
  • Produção de documentação descritiva;
  • Ensaios de documentação prescritiva.

Exemplos de projetos de investigação desenvolvidos:

Contemporary Art Conservators and Curators: Roles, Collaboration, Training and Ethics

Coordenação: Rita Macedo
Sub-projecto de investigação integrada no projecto: New Approaches in the Conservation of Contemporary Art (NACCA) Coordenação geral: Coordenação Renée Van de Vall
Instituições Participantes: Museu Fundação Calouste Gulbenkian, SFMoMA
Membros da equipa: Maria Theodoraki (investigadora contratada) e Rita Macedo
Ver em: https://www.dcr.fct.unl.pt/investigacao/projectos

Documentação de Arte Contemporânea

Coordenação: Lúcia Almeida Matos (FBAUP) e Rita Macedo (NDCR-FCT/UNL)
Instituições participantes: FBAUP, FCT-UNL, FCSH-UNL, Culturgest, CAMJAP, Museu de Serralves, Museo Extremeño Ibero-Americano de Arte Contemporaneo (MEIAC).
Membros da equipa: Lúcia Almeida Matos, Rita Macedo, Ana Luísa Barão, Ana Vasconcelos e Melo, Andreia Magalhães Correia, António Rocha, Isabel Corte Real, Laura Castro, Maria Cristina Oliveira, Maria de Jesús Ávila, Maria Raquel Henriques da Silva, Susana França de Sá, Susana Felix Marques.
Financiamento: PTDC/EAT-MUS/114438/2009.

Ana Vieira, uma casa desconhecida. Documentação no resgate da memória.

Coordenação: Rita Macedo, Raquel Henriques da Silva
Equipa: Sofia Gomes, Rita Macedo, Raquel Henriques da Silva
Instituições Participantes: BAC (Banco de Arte Contemporânea), IHA (Instituto de História da Arte.
Finaciamento: PD / BD / 135050 / 2017 Ref.ª CRM:0008589

Que futuro para a música contemporânea? Documentar para preservar.

Coordenação: Rita Macedo, Isabel Pires
Equipa: Andreia Nogueira, Isabel Pires, Rita Macedo
Instituições Participantes: CESEM, IHA
Financiamento: SFRH/BD/52316/2013

Preserving performance artworks: archives and memory

Coordenação: Rita Macedo
Equipa: Hélia Marçal, Rita Macedo
Instituições Participantes: IHA, IFL-FCSH
Financiamento: SFRH / BD / 90040 / 2012

Recentemente o LabDPAC faz parte de uma nova rede, financiada pelo Amsterdam Institute for Humanities Research, da Universidade de Amesterdão, que estuda a aplicação da História Oral em Conservação de Arte Contemporânea.

Parcerias

Instituto de História da Arte, BAC (Banco de Arte Contemporânea), CESEM (Centro de Estudos de sociologia e Estética Musical), MNAC – Museu do Chiado, Museu Fundação Calouste Gulbenkian.