Faculdade

Pessoas

Agnès Le Gac

Professora Auxiliar (c/Nomeação definitiva)
206B - piso 2, Ed. Departamental, Ambiente
11301

 

Formou-se em História da Arte e em Conservação e Restauro do Património, em França e na Bégica, entre 1979 e 1987. Foi Membro fundador e primeira Presidente da ARP-Associação dos Conservadores Restauradores de Portugal (1995-1997); Membro fundador e Membro da Direcção da rede ENCoRE-European Network for Conservation-Restoration Education (dois mandatos 1997-2003); Membro da Comissão Instaladora do Departamento de Conservação e Restauro da FCT-NOVA (dois mandatos 1998-2004). Ensina no DCR (FCT-NOVA) desde a sua criação em 1998. Doutorada em Conservação e Restauro (2009), é Professora Auxiliar no DCR (FCT-NOVA) e Membro Investigador do LIBPhys-Laboratório de Instrumentação, Engenharia Biomédica e Física da Radiação, do Departamento de Física (FCT-NOVA). Tem vinte e quatro anos de experiência em docência e investigação ligada à conservação de estratos pictóricos de várias épocas, aplicados sobre tela, madeira, terracota, cera, papier-mâché, papel ou pergaminho. Participou em seis Projectos trienais internacionais e nacionais, financiados pela Comunidade Europeia DGX e pela Fundação para a Ciência e Tecnologia. Coordenou uma quinzena de Projectos nacionais independentes, em colaboração com museus da Direcção Geral do Património Cultural e o Laboratório HÉRCULES da Universidade de Évora, com a orientação de alunos de Doutoramento, Mestrado e Licenciatura. É team-leader de três projectos de investigação com curadoria, envolvendo exposições destinadas ao grande público.

 

Publicações Representativas

The ‘polimento' technique for rendering a glowing flesh-tone in polychrome sculpture.  Insight into theory and practice, Painting the flesh, Proceedings of the ICOM-CC 4th International Symposium of the Sculpture, Polychromy and Architectural Decorations-SPAD Working group and the International Institute for Conservation, ICOM-CC edition (2018) pp. 161-198.

Challenging wax-cast figurines serial production unravelled by multi-analytical techniques, Journal of Analytical Atomic Spectrometry, 30 (2015): 790-812.

Materials for painting and gilding used in the Benedictine Community of Portugal from 1638 to 1822. Other times, other ways, Making and Transforming Art: Technology and Interpretation, Proceedings of the ICOM-CC 5th International Symposium of the Art Technological Source Research-ATSR Working group, London: Archetype Publications Ldt (2014), pp. 54-74.

Projetos Financiados

Valorização das lunetas setecentistas da Basílica de Mafra (2015-2017). PI: Agnès Le Gac. 

Websites

CV Orcid