05-09-2025
Paula Nabais, investigadora do Departamento de Conservação e Restauro (DCR) da NOVA FCT e membro integrado do Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV), foi distinguida com uma prestigiada Bolsa ERC Starting Grant no valor de 1,5 milhões de euros para desenvolver o projeto SCARLET.
O projeto tem como objetivo o estudo e a recuperação de técnicas históricas de tingimento têxtil, usadas entre os séculos XV e XVIII na Europa, para criar soluções sustentáveis para o setor têxtil contemporâneo. A investigação cruza conhecimento histórico, práticas tradicionais e inovação científica para oferecer alternativas ecológicas à produção industrial de corantes sintéticos.
Ao longo de cinco anos, SCARLET irá:
Estudar receitas de tingimento da Península Ibérica, França, Itália e Inglaterra;
Recriar processos históricos com base em corantes naturais;
Desenvolver uma plataforma digital com acesso aberto às receitas adaptadas à prática contemporânea;
Aplicar as técnicas a lãs portuguesas como a Merino, Bordaleira e Churra, promovendo o património e a sustentabilidade têxtil nacional.
Este projeto pioneiro visa também valorizar o património cultural europeu, revitalizar o setor da lã em Portugal e posicionar a investigação em conservação e restauro como motor de inovação para o futuro.
“Recuperar receitas históricas para criar soluções sustentáveis no presente é a missão do SCARLET”, afirma Paula Nabais, que é também antiga aluna da Licenciatura, Mestrado e Doutoramento da NOVA FCT.
Créditos: Notícia adaptada a partir do artigo publicado em 04 de setembro de 2025 no site oficial da NOVA FCT.