Alumni do DCR em Destaque

20-01-2023

Catarina Pinheiro (link CV) é farmacêutica, conservadora-restauradora e doutorada em Ciências da Conservação pela Universidade Nova de Lisboa. Tentando sempre aliar as duas formações académicas, a sua tese de doutoramento incidiu sobre a contaminação fúngica em Arquivos e Bibliotecas e a forma como esta pode ter um impacto não só nas colecções como na saúde de quem com elas lida.

Após uma breve incursão na área da biodeterioração da pedra, actividade que realizou enquanto pós-doutorada no projecto Mycostone, a investigadora rumou a Évora onde desde 2019 é membro integrado da equipa do Laboratório HERCULES. O contrato individual de investigadora que lhe foi atribuído permite-lhe continuar a explorar a dicotomia saúde-conservação e acrescenta-lhe a sustentabilidade, uma área tão apaixonante quanto necessária e complexa.  Em colaboração com a KiCulture/Sustainability in Conservation, onde assume posições de coordenação, tem vindo a dar contributos nesta área ajudando à sua divulgação e implementação.

Enquanto investigadora do Laboratório HERCULES, tem ainda exercido actividades lectivas e colaborado em diversos projectos nacionais e internacionais, tanto na área do design gráfico e comunicação de ciência como na biodeterioração de documentos gráficos, particularmente pergaminho medieval.