Alumni do DCR em destaque

19-07-2021

Para a nossa rubrica, "Alumni do DCR em destaque", desta vez chamamos a vossa atenção para Ana Freitas, conservadora de documentos gráficos.

Ana Freitas, formada em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA (2001-2006), com especialização em documentos gráficos, trabalha desde 2006 na Reitoria da Universidade do Porto, inicialmente no serviço da Biblioteca Virtual e, a partir de 2015, no serviço de Gestão de Documentação e Informação da UP Digital onde é responsável pelo funcionamento da Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos e pela preservação da Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto e do Arquivo da Universidade do Porto.

Enquanto profissional na área da conservação e restauro, coordena equipas técnicas, prepara objetos para exposições e executa ações de conservação preventiva e intervenções de restauro em objetos pertencentes a entidades externas e internas à Universidade do Porto (como a Fundação Marques da Silva, o Museu de História Natural e de Ciência da Universidade do Porto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, entre outras).

Atualmente a sua área de interesse centra-se na conservação de desenhos de arquitetura, nomeadamente em papel vegetal, e nos seus diferentes processos de cópia, encontrando-se envolvida nos projetos de conservação dos acervos dos arquitetos José Marques da Silva, Vasco Vieira da Costa e Raúl Hestnes Ferreira, entre outros.

Neste link (https://www.youtube.com/watch?v=CijlIAa0XRs) podem ver um pequeno vídeo sobre a intervenção de conservação e restauro executada por Ana Freitas nos desenhos que José Marques da Silva