Alumni do DCR em destaque | Eva Raquel Neves

19-10-2020

Eva Raquel Neves é licenciada em Conservação e Restauro, com especialização em Documentos Gráficos, pelo Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia (2001-2006). Coordena e implementa, desde 2006, o Projeto de Inventariação, Salvaguarda e Valorização do Património da Diocese de Santarém. É responsável pela preparação e fiscalização dos processos de conservação e restauro desenvolvidos na diocese e integra, desde 2013, o Grupo de Trabalho para a área do Inventário do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Teve a seu cargo a reinstalação da coleção de paramentaria da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma (2012). É membro da equipa coordenadora do Projeto Rota das Catedrais em Santarém, através do qual se recuperou a catedral e instalou o Museu Diocesano de Santarém - projeto distinguido com o Prémio Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian (2014) e Prémio da UE para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2016, na categoria Conservação. Desempenha funções de Conservadora do Museu Diocesano de Santarém, com especial enfoque à preparação das exposições temporárias, estudo da coleção e coordenação de publicações. Atualmente é doutoranda em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desenvolve projeto de investigação em torno dos processos de circulação do património na Diocese de Santarém.