Alumni do DCR em destaque

31-08-2020

O DCR FCT NOVA não podia estar mais orgulhoso das conservadoras Diana Conde e Eva Armindo, antigas alunas do DCR, apelidadas de "Guardiãs da Arte e da Memória" por Isabel Vidal para a rubrica "Vidas com História" da revista ACTIVA, edição de Setembro. A revista já se encontra nas bancas.

Diana Conde desde cedo soube que queria ter a possibilidade de poder aliar na sua profissão a Arte com a Ciência e a História. Formou-se em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA e trabalha como freelancer há mais de 10 anos. A especialização em Pintura permitiu-lhe intervir em pinturas do séc. XVI ao séc XXI, quer coordenando equipas quer realizando trabalhos in situ ou no seu Atelier, para colecionadores particulares em Portugal e no estrangeiro. Tem Colaborado também com diversas instituições privadas, estatais e religiosas, nomeadamente: Palácio Nacional da Pena, Caixa Geral de Depósitos, Millenium BCP, Casas das Histórias da Paula Rego, Igreja de S. Francisco de Évora, e a Diocese de Santarém, entre outras. Continua a deslumbrar-se com as pinturas que intervenciona, a sua técnica e materialidade e, por isso, considera o trabalho que faz estimulante, variado e apaixonante.

Eva Armindo, formada em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA, com especialização em têxteis, trabalha como freelancer naquela que, para ela, é uma das áreas patrimoniais mais fascinantes! O seu percurso profissional inclui trabalhos desenvolvidos para as principais instituições estatais e privadas com colecções têxteis, assim como várias comunicações e publicações sobre o tema. Esta é uma área com poucos profissionais, e o passar do testemunho será fundamental para não se perder um espólio no qual o nosso país é tão rico. A conservação de têxteis é demorada e muito delicada, a paciência é determinante, mas é simultaneamente fascinante, quando se começa a encarar em profundidade a complexidade e beleza destas peças em todas as suas vertentes.

É um enorme prazer para o DCR e para a FCT NOVA assistir ao reconhecimento do percurso profissional dos seus antigos alunos.