Faculdade

Destaques

Mistérios na Serra de Sintra: Estudo das Esculturas do Convento dos Capuchos

27-07-2020

Inês Coutinho (docente no DCR FCT NOVA e investigadora da VICARTE) e Isabel Pombo Cardoso (investigadora do LAQV), em parceria com Bruna Pereira de Oliveira (sócia fundadora da Água de Cal e antiga aluna do DCR), procederam ao estudo de caracterização e datação das esculturas de cerâmica e madeira do Convento dos Capuchos em Sintra. 

Este estudo permitiu definir a estratégia de intervenção no grupo escultórico do convento, pensando no futuro das peças e na conservação preventiva do conjunto.

 

Neste trabalho, foi possível identificar as camadas de pintura originais das peças, bem como das várias camadas de repintes feitas em diferentes épocas, durante diferentes fases de intervenção no convento. Este estudo serviu também para aprofundar a história do Convento dos Capuchos, acrescentando-lhe assim mais um capítulo nos campos da história dos materiais, da conservação e restauro e da arte. A caracterização química permitiu propor uma datação e delinear a estratégia de Conservação e Restauro para as esculturas de cerâmica e madeira do Convento dos Capuchos em Sintra. O estudo e a intervenção no Convento eram os passos fundamentais e necessários para a requalificação e valorização do espaço, que irão permitir aos visitantes uma maior apreciação deste lugar.

Fundado em 1560, o Convento dos Capuchos em Sintra, um local repleto de misticismo e mistério, foi alvo de várias intervenções no passado, mas o facto de este se encontrar no meio da Serra de Sintra, exposto a níveis de humidade muito elevados, resulta na rápida degradação dos materiais.