Faculdade

Destaques

Conhecer melhor para melhor preservar

30-07-2015

Biblioteca Nacional de Portugal

Os manuscritos medievais do mosteiro de Alcobaça estão conservados na BNP. Até lá fomos para estudar com detalhe dois manuscritos produzidos no scriptoria medieval de Alcobaça: o emblemático Apocalipse do Beato de Liébana, datado do séc. XII e, já do séc. XV, o Breviário de Inverno. Esta investigação, uma parceria com o IEM, será publicada numa edição temática do Journal of Iberian Studies, Ciência com Arte (SciArt).

 

Campus Caparica

As extraordinárias iluminuras do Cancioneiro da Ajuda foram pela primeira vez estudadas "à lupa". Os resultados contribuirão para datar este misterioso manuscrito? Que novidades nos trarão sobre este belíssimo testemunho da "Arte de Trovar" no séc. XIII? Saiba mais no Workshop que co-organizaremos como o IEM na Biblioteca do Palácio da Ajuda, já a 26 Setembro.

 

Palácio da Pena

Os vitrais do Salão Nobre estão a ser analisados pela primeira vez por microfluorescência de raios X, que permite a caracterização elementar dos vidros. As análises dos vitrais visam uma melhor compreensão das origens e características tecnológicas da coleção de vitrais.

Este projecto está a ser desenvolvido pelo DCR com a Unidade de Investigação VICARTE – Vidro e Cerâmica para as Artes, em parceria com a Parques de Sintra, com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.