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Alunos do DCR em Destaque

 

Susana Coentro doutorou-se em 2017 em Conservação e Restauro (especialidade de Teoria, História e Técnicas) pela FCT NOVA com a tese “An Iberian Heritage: Architectural tiles from Portuguese and Spanish Collections”, galardoada com um Prémio SOS Azulejo. Desde 2010, a sua investigação tem focado a azulejaria portuguesa e internacional, em particular o estudo das técnicas de produção, matérias-primas, tratados históricos e estudos de arqueometria no âmbito da área da História das Técnicas Artísticas. Em colaboração com instituições portuguesas e internacionais, tem desenvolvido e participado em projectos de investigação que visam o estudo e preservação de materiais cerâmicos e vítreos históricos, dos quais se destacam o contrato individual de Investigadora (CEECIND/00882/2017), iniciado em 2019, para estudar o início da produção de faiança em território português, e o projecto ChromAz (“O Percurso Cromático do Azulejo Português” - PTDC/HAR-HIS/1899/2020 - @_chrom_az_), do qual é Investigadora Principal. Susana é actualmente Investigadora Integrada na VICARTE (Unidade de I&D “Vidro e Cerâmica para as Artes” – FCT-NOVA) e Assistente de Coordenação do ICOM-CC Scientific Research Working Group. 

 

Ana Fryxell é production manager no MAAT. Segundo as suas próprias palavras, Desde a formação no DCR fui bolseira pela Fundação para a Ciência e Tecnologia durante 5 anos, onde exerci funções de conservadora-restauradora de pintura, tendo enveredado durante este período pela área da conservação e preservação da arte contemporânea, num projeto conjunto com o MNAC – Museu do Chiado. Entre 2013 e 2015 trabalhei no MNAC – Museu do Chiado, inicialmente na área da preservação e conservação e mais tarde dando apoio à produção e curadoria de exposições temporárias. Desde finais de 2015 que integro a equipa de produção do MAAT, enquanto production manager. 

 

Sílvia Sequeira é conservadora-restauradora de documentos gráficos e cientista da conservação no LAQV e DCR. Segundo as suas próprias palavras, "Sou conservadora-restauradora de documentos gráficos e cientista da conservação, doutorada em Conservação e Restauro do Património, pela Universidade NOVA de Lisboa (2016).  Após a minha Licenciatura em Conservação e Restauro no DCR  (FCT NOVA) em 2004, trabalhei no Instituto de Investigação Científica Tropical em conservação e restauro de documentos gráficos e conservação preventiva de diversos tipos de coleção, até 2011. Nos últimos anos tenho trabalhado em investigação focada no desenvolvimento de produtos inovadores e sustentáveis para a conservação e restauro do património, tendo diversas publicações em revistas científicas na área. Atualmente sou investigadora no LAQV-DCR após ter ganho um Contrato de Estimulo ao Emprego Cientifico da FCT-MCTES, onde desenvolvo investigação sobre montagens de obras de arte em papel com “smart materials”. Tenho exercido também funções de docência e orientação de trabalhos académicos no DCR  (FCT-NOVA), na Escola Superior de Artes Decorativas (FRESS) e no Instituto Politécnico de Tomar, nas áreas de conservação preventiva, conservação de documentos gráficos e biodeterioração de papel. Em 2018 co-fundei a NEON Art Conservation, Lda, uma empresa especializada em conservação de património moderno e contemporâneo. Sou também diretora-adjunta e editora associada da  Conservar Património, uma revista científica de acesso aberto, cotada no primeiro quartil da Scimago SJR. " 

 

Ana Freitas, formada em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA (2001-2006), com especialização em documentos gráficos, trabalha desde 2006 na Reitoria da Universidade do Porto, inicialmente no serviço da Biblioteca Virtual e, a partir de 2015, no serviço de Gestão de Documentação e Informação da UP Digital onde é responsável pelo funcionamento da Oficina de Conservação e Restauro de Documentos Gráficos e pela preservação da Biblioteca do Fundo Antigo da Universidade do Porto e do Arquivo da Universidade do Porto. Enquanto profissional na área da conservação e restauro, coordena equipas técnicas, prepara objetos para exposições e executa ações de conservação preventiva e intervenções de restauro em objetos pertencentes a entidades externas e internas à Universidade do Porto (como a Fundação Marques da Silva, o Museu de História Natural e de Ciência da Universidade do Porto, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, entre outras).  Atualmente a sua área de interesse centra-se na conservação de desenhos de arquitetura, nomeadamente em papel vegetal, e nos seus diferentes processos de cópia, encontrando-se envolvida nos projetos de conservação dos acervos dos arquitetos José Marques da Silva, Vasco Vieira da Costa e Raúl Hestnes Ferreira, entre outros. Neste link podem ver um pequeno vídeo sobre a intervenção de conservação e restauro executada por Ana Freitas nos desenhos que José Marques da Silva 

 

Francisca Sousa é conservadora de novos media. Mestre em Conservação e Restauro pela FCT NOVA, especializou-se em gestão de coleções e conservação e restauro de arte contemporânea. Trabalhou como conservadora na Ellipse Foundation - Contemporary Art Collection até 2011. Trabalha como registrar no Museu Coleção Berardo e é também membro do CEMES - Centro de Estudos Multidisciplinares Ernesto de Sousa. Atualmente o seu desenvolvimento profissional incide na conservação de novos media.

 

Bruna Pereira de Oliveira é conservadora-restauradora de pedra e aqui fica o seu testemunho sobre o seu percurso na área da conservação e restauro. "Iniciei a minha actividade no património imóvel em 2008 e considero o meu primeiro grande desafio a coordenação da 1ª fase de requalificação do Convento de Jesus em Setúbal. Profissionalmente, a grande mais valia desse projecto foi a percepção de que é praticamente impossível incluir tudo num projecto de execução especialmente quando falamos de edifícios e património integrado com mais de 500 anos. Para além da competência de um bom projecto de execução, o relatório prévio é decisivo para uma boa intervenção e o diálogo multidisciplinar, mais do que deve, tem de ser constante. Tendo em conta que a maior parte das vezes o relatório prévio e a comunicação entre especialidades é pobre ou inexistente, os conservadores têm também a responsabilidade de contribuir para que se passe da lei e das recomendações internacionais para as intervenções. A partir de Setúbal passei a ter duas motivações: o tratamento do material (visão micro) e a compreensão abrangente das necessidades do património bem como a sua viabilidade (visão macro). Gosto de fazer intervenções onde centro toda a minha atenção no material. Um exemplo recente de uma intervenção que participei é a escultura do Dom Sebastião da Estação do Rossio onde o desafio principal foi devolver a verticalidade da mesma e integrar os 90 fragmentos no conjunto. Adoro “partir pedra” na elaboração de relatórios prévios, como foi o caso do Património Integrado do Convento dos Capuchos onde tive a sorte de colaborar com as investigadoras Inês Coutinho e Isabel Pombo Cardoso, a hist. de Arte Maria João Vilhena e vários especialistas de CR. Mais recentemente comecei a explorar soluções para expositores de peças arqueológicas pétreas de consideráveis dimensões totalmente inofensivos (sem furações ou colagens) mesmo quando se tratam de vários fragmentos. Na verdade, a nossa profissão é altamente motivadora no sentido em que podemos fazer imenso pelo património reconhecendo as suas necessidades e gerindo valores. Esse é agora o meu mote no meu mais recente projecto, a Faz Parte." 

 

Lénia Fernandes é conservadora assistente de fotografia no Nederlands Fotomuseumem Roterdão. Desde 2016 trabalha frequentemente com fotografias em suporte plástico, e tratou, por exemplo, mais de 42.000 diapositivos a cor do artista holandês Ed van der Elsken. Um resumo ilustrado deste projeto está disponível aqui. Lénia é também coordenadora assistente do ICOM-CC Photographic Materials Working Group e voluntária na APOYOnline - Associação para a Preservação do Patrimônio das Américas. Saiba mais sobre o seu trabalho aqui.

 

Eva Raquel Neves é licenciada em Conservação e Restauro, com especialização em Documentos Gráficos, pelo Departamento de Conservação e Restauro da Universidade Nova de Lisboa - Faculdade de Ciências e Tecnologia (2001-2006). Coordena e implementa, desde 2006, o Projeto de Inventariação, Salvaguarda e Valorização do Património da Diocese de Santarém. É responsável pela preparação e fiscalização dos processos de conservação e restauro desenvolvidos na diocese e integra, desde 2013, o Grupo de Trabalho para a área do Inventário do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja. Teve a seu cargo a reinstalação da coleção de paramentaria da Igreja de Santo António dos Portugueses em Roma (2012). É membro da equipa coordenadora do Projeto Rota das Catedrais em Santarém, através do qual se recuperou a catedral e instalou o Museu Diocesano de Santarém - projeto distinguido com o Prémio Vilalva, da Fundação Calouste Gulbenkian (2014) e Prémio da UE para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2016, na categoria Conservação. Desempenha funções de Conservadora do Museu Diocesano de Santarém, com especial enfoque à preparação das exposições temporárias, estudo da coleção e coordenação de publicações. Atualmente é doutoranda em História da Arte na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, onde desenvolve projeto de investigação em torno dos processos de circulação do património na Diocese de Santarém. 

 

Hélia Marçal, alumni do Departamento de Conservação e Restauro - FCT NOVA, integrou recentemente o corpo docente do Departamento de História da Arte da  University College London. Para além de leccionar diversas disciplinas no programa da licenciatura em História da Arte, Materiais e Tecnologia, a Hélia continuará o percurso de investigação iniciado durante o Doutoramento no DCR FCT NOVA, que se focou em perspectivas críticas na preservação do património cultural na intersecção de teorias feministas e dos novos materialismos, tecnologia e performatividade, que continuou na  Tate, como investigadora do projecto 'Reshaping the Collectible: When Artworks Live in the Museum', entre 2018 e 2020. 
Mais informação sobre o trabalho da Hélia Marçal durante a sua participação no projecto 'Reshaping the Collectible' aqui.

 

Diana Conde e Eva Armindo, antigas alunas do DCR, foram apelidadas de "Guardiãs da Arte e da Memória" por Isabel Vidal na rubrica "Vidas com História" da revista ACTIVA, edição de Setembro. 

Diana Conde desde cedo soube que queria  ter a possibilidade de poder  aliar na sua profissão a Arte com a Ciência e a História. Formou-se em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA e trabalha como freelancer há mais de 10 anos. A especialização em Pintura permitiu-lhe intervir  em pinturas do séc. XVI ao séc XXI,  quer coordenando equipas quer realizando trabalhos in situ  ou no seu Atelier,  para colecionadores particulares em Portugal e no estrangeiro. Tem Colaborado também com diversas instituições privadas, estatais e religiosas, nomeadamente: Palácio Nacional da Pena, Caixa Geral de Depósitos,  Millenium BCP, Casas das Histórias da Paula Rego, Igreja de S. Francisco de Évora, e a  Diocese de Santarém, entre outras. Continua a deslumbrar-se com as pinturas que intervenciona, a sua técnica e materialidade e, por isso, considera o trabalho que faz estimulante,  variado e apaixonante. 

Eva Armindo, formada em Conservação e Restauro pelo DCR FCT NOVA, com especialização em têxteis, trabalha como freelancer naquela que, para ela, é uma das áreas patrimoniais mais fascinantes! O seu percurso profissional inclui trabalhos desenvolvidos para as principais instituições estatais e privadas com colecções têxteis, assim como várias comunicações e publicações sobre o tema. Esta é uma área com poucos profissionais, e o passar do testemunho será fundamental para não se perder um espólio no qual o nosso país é tão rico. A conservação de têxteis é demorada e muito delicada, a paciência é determinante, mas é simultaneamente fascinante, quando se começa a encarar em profundidade a complexidade e beleza destas peças em todas as suas vertentes. 

 

 

André Varela Remígio, conservador-restaurador formado pelo Departamento de Conservação e Restauro - FCT NOVA, foi o responsável pelo tratamento de Conservação e Restauro do túmulo do Rei D. Pedro I de Portugal (1320-1367), que decorreu no Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, dez anos depois de ter tratado do túmulo de D. Inês de Castro (c.1320-1355), pela primeira vez na história de ambos. Adjudicado pela Direção-Geral do Património Cultural, este tratamento consiste na limpeza pormenorizada de toda a superfície, na remoção de excesso de cimento utilizado na colagem de fragmentos fracturados durante a deslocação dos túmulos para os locais actuais, na remoção de milhares de fragmentos do molde de silicone executado para a exposição da Europália em 1992, na substituição do reboco do preenchimento do rombo efectuado pelas tropas francesas e no tratamento biocida.  

Veja a notícia no Jornal Público sobre este trabalho aqui  

 

Alunos DCR no mundo:

Ana Claro obtained her a five years  degree  in 2004 and her PhD in Conservation and Restoration in 2009 at the Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal. She was assistant professor at this University (2005–2009) and joined the Associate Laboratory REQUIMTE-CQFB (FCT-UNL) in 2004 and the Medieval Studies Institute (FCSH-UNL) in 2005. She worked at the Getty Conservation Institute as a visiting postdoc and as a postdoc research with the consortium CHAM (FCSH-UNL), HERCULES laboratory and at Smithsonian institution - Freer and Sackler galleries (USA), on Asian organic colorants used in Chinese textiles dated from the 16th to 17th centuries: their use, trade, influence and characterization. Presently, she works as a researcher at  Instituto de Nanociencia de Aragón – Unisersidad de Zaragoza (INA-UNIZAR).


Ana Miller obtained a five years  degree in Conservation and Restoration in 2004 and her PhD in Conservation and Restoration in 2010 at the Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal. She was a Post-doctoral  at Centro de Petrologia e Geoquimica – Instituto Superior Técnico (CEPGIST), Lisbon, a Marie Curie post-doctoral researcher at the Instituto de Recursos Naturales y Agrobiología de Sevilla – Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (IRNAS-CSIC) and presently works for  Agência Espacial Europeia.

SEE: https://www.youtube.com/watch?v=rQtaBNUdqX8


Isa Santos Rodrigues obtained her MA in Conservation and Restoration in 2007-08 at at the Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal. She became a 2008-2009 Andrew W. Mellon Fellow in Conservation at the Metropolitan Museum of Art and  in 2010 she was awarded a Sherman Fairchild Foundation Fellowship to continue her study of ethnographic textiles in collaboration with the Department of Arts of Africa, Oceania, and the Americas.


Joana Domingues obtained her MA in Conservation and Restoration in 2009-10 at the Universidade Nova de Lisboa, Lisbon, Portugal. She got a PhD in Science for the Conservation of Cultural Heritage at the University of Florence and became a postdoctoral researcher at Procter & Gamble, Brussels Innovation Center. 


Lénia Fernandes has an M.A. in Conservation and Restoration from Universidade Nova de Lisboa (2007-2008), specialising in photographs and paper objects. She treated Ed van der Elsken’s colour slides at the Nederlands Fotomuseum, where she has been an Assistant Photograph Conservator since 2016. She worked at the Rijksmuseum Amsterdam (2014-2016) and published on the exhibition of paper negatives, and on Dr. J. Berres and early photomechanical printing. Her professional experience is also connected to institutions such as the Historisches Archiv der Stadt Köln (2012-2014), HTW-Berlin (2011), the Arquivo Regional e Biblioteca Pública da Madeira (2009-2011) and the Image Permanence Institute (2007-2008).


Maria Miguel Santana Simas studied at FCT- UNL where, in 2010-11, obtained an MA in Conservation and Restoration, specializing in mural painting. She worked as a conservator for the National Museum Sultanato of Omã, Fundação Calouste Gulbenkian, Palácio Nacional da Pena, and Museu Paraense Emilio Goeldi – MCT, in Belém, Pará, Brasil. Recently she became a conservator at Câmara Municipal de Silves. 


 

No mercado de trabalho

Aida Nunes – diplomada no ano lectivo de 2005-06 em conservação e restauro pela Universidade Nova de Lisboa, especialização em documentos gráficos, é desde então responsável pelos  serviços de conservação e restauro do Museu da Cidade/CML .


Ana Catarina Martiniano da Silva Pinheiro diplomada no ano lectivo de 2005-06 em conservação e restauro, concluiu o doutoramento em conservação e restauro na FCT/UNL em 2014; em 2015 passou a trabalhar para a Escola Superior de Saúde no Algarve e para o Centro de Ecologia Funcional (CFE/FCT/UC) da Universidade de Coimbra.


Ana Freitas diplomada no ano lectivo de 2005-06 em conservação e restauro de documentos gráficos pela FCT/UNL, trabalha desde então na Reitoria da Universidade do Porto.


Ana Fryxell dos Santos diplomada no ano lectivo de 2008-09 em conservação e restauro de pintura pela FCT-UNL, Bolseira FCT no Departamento de Conservação-Restauro - Instituto dos Museus e da Conservação (IMC), atualmente é Conservadora no Museu de Arte, Arquitectura e Tecnologia – MAAT.


Elin Maria Soares de Figueiredo diplomada em conservação e restauro no ano de 2004 na FCT /UNL, concluiu o doutoramento em ciências da conservação na mesma faculdade em 2010; foi investigadora Pós-doc no C2TN- Instituto Tecnológico e Nuclear e atualmente é investigadora no CENIMAT/I3N da FCT-UNL.


Eva Raquel Neves diplomada no ano lectivo de 2005-06 em conservação e restauro na FCT/UNL, iniciou a sua carreira com um estágio na Diocese de Santarém, onde começa por realizar o inventário dos bens da igreja; faz hoje parte da Comissão Diocesana para os Bens Culturais da Igreja de Santarém e é a responsável pela conservação no Museu Diocesano de Santarém e no Arquivo Documental da Diocese de Santarém.


Filipe Martinho mestre em conservação e restauro no ano lectivo de 2011-12 na FCT/UNL, trabalhou no museu nacional do azulejo, foi conservador na empresa officios – conservação e restauro e atualmente é Conservador da Real Biblioteca de Mafra na Real Biblioteca de Mafra - Palácio Nacional de Mafra.


Laura Moura diplomada no ano lectivo de 2003-04 em conservação e restauro de documentos gráficos pela Universidade Nova de Lisboa e Mestre em conservação e restauro, em 2015, pela mesma Faculdade, exerceu a sua atividade profissional no  Instituto de Investigação Cientifica Tropical no Lab. de conservação e Restauro de Documentos Gráficos entre 2015-15 e é atualmente conservadora-restauradora dos Museus da Universidade de Lisboa.


Laura Portugal Romão  realizou o Curso Superior de Conservação e Restauro da Escola Superior de Conservação e Restauro de Lisboa, com Especialização em escultura; fez um Estágio de especialização em escultura em terracota no Opificio Delle Pietre Dure em Florença e diplomou-se em Conservação e Restauro na Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade Nova de Lisboa, onde realizou também o Mestrado em conservação e restauro, em 2014. Desde o seu primeiro curso tem realizado trabalhos na área da conservação e restauro de escultura para várias instituições, desde a Igreja, IPM, IPCR, IPPAR, Fundação Gulbenkian, Fundação Oriente, Câmaras Municipais, coleccionadores particulares e antiquários. Desde 2006 colabora na área da conservação e restauro com a Fundação Robinson.


Milton Raimundo, Mestre em Conservação e Restauro no ano lectivo de 2015-16 pela FCT NOVA, em arte moderna e contemporânea, é desde então conservador-restaurador na empresa Signinum, Gestão de Património Cultural Lda.


NEON Art Conservation, Lda., empresa fundada em 2018 pela vontade de cinco conservadoras (Élia Roldão, Joana Silva, Sara Babo, Sílvia Sequeira e Susana França de Sá) desenvolverem a sua atividade na salvaguarda da arte moderna e contemporânea. Pretende colmatar a falta de soluções no mercado no âmbito da conservação de materiais menos convencionais, como plásticos, borrachas e fotografia, entre outros, mas também oferece soluções para suportes mais tradicionais como a pintura e o papel. Associada ao Departamento de Conservação e Restauro (DCR) da Universidade NOVA de Lisboa, a marca aposta na investigação científica e no conhecimento dos materiais como base para a realização de trabalhos pautados pela exigência e rigor, respondendo aos desafios lançados pelo património do século XX e XXI. 


Rui Luís Perry da Câmara Borges, Mestre em Conservação e Restauro no ano lectivo de 2006-07 pela FCT/UNL. Assume desde então a presidência da Associação Profissional de Conservadores-Restauradores de Portugal - ARP. Atualmente é estudante de doutoramento do CENIMAT/I3N da FCT-UNL.


Susana Coentro Mestre em Conservação e Restauro no ano lectivo de 2009-10 pela FCT/UNL e doutorada pela mesma Faculdade, em 2017, desenvolveu parte da sua investigação no Laboratório Nacional de Engenharia Civil- LNEC. Atualmente faz parte do corpo de investigadores do VICARTE.