Departamento de Conservação e Restauro

Prestação de serviços de análise e consultadoria pelo DCR

Análise microscópica de cortes estratigráficos pictóricos
Microscópio Zeiss Axioplan 2 Imaging com câmara digital alta resolução.
Preparação de cortes estratigráficos em resina acrílica.
Exames sob luz visível (campo claro e escuro), luz polarizada e ultra violeta (fluorescência).
Testes de tingimento com corantes fluorescentes para caracterização in-situ de aglutinantes pictóricos (proteínas e óleos).
Análise da distribuição e do tamanho das partículas de pigmentos e cargas

Análise elementar por μ-Fluorescência de raios X
ArtTAX EDXRF (Röntec/Bruker) com lente policapilar com resolução espacial de 70 μm
Análise elementar não-destrutiva de compostos e materiais principalmente inorgânicos como metais, cerâmicos, pigmentos, minerais, vidros, etc.

FTIR e μ-FTIR
Nicolet Nexus Continuum
Caracterização química de diversos compostos e materiais orgânicos e inorgânicos com μ-FTIR.

FTIR-ATR portátil Caracterização química  in situ de uma ampla gama de materiais orgânicos e inorgânicos com FTIR em modo ATR. Possivel realizar análises directamente sobre os materiais sem preparação de amostras e de forma não destructiva. 

μ-Raman
Labram 300 Jobin Yvon, com lasers a 633 nm e 532 nm.
Caracterização química de diversos compostos inorgânicos.

Radiografia digital de alta resolução (ArtXray System)
Com intuito de eliminar o uso de filmes e o demorado e dispendioso processo de revelação, o DCR desenvolveu em colaboração com uma empresa alemã um sistema de radiografia digital. Comparado com os resultados de filme, as imagens do equipamento digital são de qualidade igual ou superior. O equipamento produz imagens de 12 bits (4096 graus cinzentos) com resolução de 83μm ou 12 pixeis/mm.

Câmara de expurgo por anóxia
A biblioteca da FCT em colaboração com o DCR e uma empresa holandesa projectou e instalou uma câmara de expurgo por anóxia com gerador de azoto para desinfestação de bens culturais e objectos de arte. O volume da câmara é de 12m3 podendo tratar objectos de tamanho considerável. O sistema é integralmente microprocessado com controlo e monitorização permanente das condições de tratamento.

Serviços de consultoria
Prestam-se também serviços de consultoria em projectos de conservação e restauro de pinturas, limpeza de superfícies pictóricas e decorativas, controlo integrado de pestes, eliminação de térmitas subterrâneas (formigas brancas), conservação preventiva, acondicionamento de obras de arte, indicação de materiais para conservação e restauro, e monitorização ambiental. 

Orçamento por consulta

Contactos
Márcia Vilarigues
mgv@fct.unl.pt