Faculdade

Pessoas

Maria da Conceição Casanova

Professora Auxiliar
11310

 

Maria da Conceição Lopes Casanova, com longa experiência na liderança de equipas de conservação e restauro, coordenação de projetos de investigação e supervisão de estudantes de mestrado e doutoramento, nas áreas de conservação e restauro de livro e obras de arte / suporte papel, é reconhecida por prémios recebidos e várias publicações na área. Doutorada em Conservação e Restauro / Teoria, História e Técnicas pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA), pós-graduada em Conservation Studies - Camberwell College of Arts pela Universidade de Londres e licenciada em História / Variante de Arte e Arqueologia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, foi consultora de entidades como a Fundação Calouste Gulbenkian e a Direcção Geral dos Monumentos Nacionais; responsável pelos serviços de conservação e restauro de instituições Portuguesas, como a Biblioteca Nacional de Lisboa, os Arquivos Nacionais / Torre do Tombo e o Instituto de Investigação Científica Tropical; e investigadora, desde 2012, nesta mesma instituição e nos Museus da Universidade de Lisboa. Atualmente, é professora auxiliar e membro da comissão executiva do Departamento de Conservação e Restauro da FCT NOVA; além de vice-presidente do seu Programa Doutoral em Conservação e Restauro de Património Cultural.

Publicações Representativas

Colour identification, degradation processes and findings in a fifteenth-century Book of Hours: the case study of Cofre n.º 31 from Mafra National Palace. Heritage Science 6 (2018):1-9.

Mudança de paradigma na Conservação e Restauro após a catástrofe: O caso de estudo dos Documentos Gráficos. Conservar Património 25 (Jun 2017): 15-22.

Romanesque collection of Santa Cruz abbey in Coimbra: revisiting 12th c. and 16th c. monastic bookbindings. Bibliologia 45 (2017): 106-119.

Projetos Financiados

Cistor.Hor: Cistercian Horizons. Study and characterize a medieval scriptorium and its production: Alcobaça. Dialogues between local identities and liturgical uniformity. PI: Catarina Barreira; Co-PI: Conceição Casanova.

 

Websites

CV Orcid

Navegação