Faculdade

Pessoas

Pedro Redol Lourenço da Silva

Professor Auxiliar Convidado
11301

 

Licenciado em História – Variante de História da Arte pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (1987) e mestre em Arte, Património e Restauro pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (1999), especializou-se no estudo e conservação de vitrais antigos, tendo realizado, nesse âmbito, estágios em Espanha, Inglaterra e Alemanha. É conservador do Mosteiro da Batalha, desde 1987, funções que interrompeu para exercer as de director do Convento de Cristo, em Tomar, director do Museu Nacional de Machado de Castro, em Coimbra, e director do próprio Mosteiro da Batalha. Desde 1995, é presidente do comité português do Corpus Vitrearum, instituição dependente do Comité International d’Histoire de l’Art e da Union Académique Internationale. É professor auxiliar convidado do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, desde 2002, tendo criado e leccionado com Maria João Melo o currículo de História e Técnicas de Produção Artística I e II. Publicou 9 livros, 3 deles como autor exclusivo, e 49 artigos e capítulos de livros, em edições portuguesas, francesas, britânicas e belgas, sobre história e conservação do vitral, história da pintura antiga portuguesa, história da arquitectura, gestão de monumentos e paisagens, e ensino da conservação. 

 

Publicações Representativas

O Mosteiro da Batalha e o Vitral em Portugal nos Séculos XV e XVI, Batalha, Câmara Municipal da Batalha, 2003.

Vers le Sud : Francisco Henriques, peintre et peintre-verrier au temps de D. Manuel I. Lumières, Formes et Couleurs : Mélanges en Hommage à Yvette Vanden Bemden, Namur, Presses Universitaires de  Namur, 2008, 327-334.

Enlightening the rotunda of the knights Templar in Tomar, Portugal: the artistic programme of the time of King Emanuel I. Licht(t)räume – Festschrift für Brigitte Kurmann-Schwarz zum 65. Geburtstag, Petersberg, Michael Imhof Verlag, 2016, 177-183.

Navegação