Departamento de Conservação e Restauro

Cerâmica e Vidro (LCV)

Lab 15 (ext: 11309) - Hangar III

 lab

Responsável: Profª Doutora Inês Coutinho 

Missão:

O Laboratório de Cerâmica e Vidro (LCV) tem como principal missão a formação avançada de alunos no diagnóstico e na intervenção de objectos cerâmicos e de vidro. Compreende-se como parte desta missão os estudos de caracterização destes materiais, com ênfase na utilização de técnicas analíticas não-invasivas, o desenvolvimento de novos materiais e novas metodologias tanto analíticas como de intervenção, para melhor compreendermos os mecanismos de degradação dos materiais cerâmicos e vítreos. Tanto ao nível da formação avançada, como ao nível da investigação, o trabalho desenvolvido no LCV tem como missão servir a comunidade na salvaguarda do património cultural e artístico, criando protocolos de colaboração com instituições museológicas, câmaras municipais, entre outros, integrando equipas multidisciplinares e projectos de investigação.

 

Grandes áreas de actividade

Estudos de Arqueometria de Vidros encontrados em Portugal e noutros contextos Europeus;

Estudos de Arqueometria de Cerâmicas com ênfase nos Azulejos encontrados em Portugal;

Estudos das técnicas históricas de produção de matérias cerâmicos e vidros – Reconstruções históricas;

Estudo e caracterização de materiais aplicados à Conservação e Restauro de Cerâmica e Vidro;

Estudos dos mecanismos de degradação de materiais cerâmicos e vidros.

 

Projectos em curso:

Teses de PhD e MSC com projectos enquadrados nos estudos de arqueometria de vidros encontrados em território nacional. Focam-se as técnicas de produção dos objectos bem como as suas técnicas decorativas e abrangem-se diversas cronologias. Compreendem-se aqui os estudos de receituários e respectivas reproduções de vidros.

Teses de MSC com projectos enquadrados no estudo e caracterização de materiais utilizados na conservação e restauro de cerâmicos e vidro. Ênfase na caracterização das propriedades físicas e químicas destes materiais, bem como do seu comportamento durante o envelhecimento.

 

Acordos e parcerias:

Acordo de parceria entre a VICARTE e o CAL (Centro de Arqueologia de Lisboa)

Destaques