Departamento de Conservação e Restauro

Pintura

Lab 045 (ext: 11304)

Responsável: Prof.ª Doutora Leslie Carlyle

Missão:
As disciplinas de Conservação e Restauro de Pintura são delineadas para fornecer informações fundamentais que vão desde a criação de uma pintura, desde a escolha dos materiais pelos artistas e sua aplicação, até o ponto em que se torna um objecto de valor cultural requerendo cuidados e conservação. O estudo dos materiais tradicionais e modernos apoia as opções de tratamento para que os alunos possam desenvolver as suas habilidades de tratamento e compreensão das consequências do envelhecimento da pintura e das intervenções de restauro. São também realizados serviços de apoio à comunidade. O laboratório está equipado com instrumentos de observação e análise: lupas binoculares, microscópio óptico, aparelho de radiografia digital e mesa de baixa pressão. 

Grandes áreas de actividade:

  • Conservação e Restauro de Pintura Antiga e Contemporânea: aulas teóricas e práticas com casos de estudo de vários museus permitem ao aluno desenvolver capacidades / habilidades de observação. Os estudantes determinam o estado de conservação e realizam tratamentos de conservação e restauro, realizam-se visitas de estudo para ver pinturas in situ em museus / galerias e compreenderem as características da superfície, reconhecer a estabilidade / instabilidade de pinturas, e o seu estado estético actual.

 

Projectos em curso:

Remoção de vernizes de pinturas utilizando Líquidos iónicos

Coordenação: Jorge Parola (REQUIMTE).
Parceiros: REQUIMTE, CENIMAT
Membros da equipa: Ana Isabel Pereira, Maria Filipa Pacheco, Luís Branco, Rui Silva 


Preservando o movimento da Arte Cinética: as Palmeiras de René Bertholo

Coordenação: Maria João Melo (DCR / FCT).
Parceiros: Culturgest, Departamento de Engenharia Electrónica da FCT-UNL; Arquivo Histórico Ultramarino, Requimte
Membros da equipa: Ana Isabel Pereira, Isabel Corte-Real, Antoine Cuvelier, Stephan Schäfer, Sara Fragoso, Filomena Macedo, Conceição Casanova, Sílvia Sequeira, António Rocha, Diana Conde, João Barreto e Rita Castro


Estudo dos materiais e das técnicas, Conservação e Restauro da pintura Sinfonia Heroica/Beethoven (1948) de Dordio Gomes

Coordenação: Dra. Leslie Carlyle (DCR/FCT); Isabel Corte-Real (Culturgest)
Parceiros: CEMUP/UP   
Membros da equipa: Diana Conde, Maria João Melo, Rui Rocha